quinta-feira, 27 de junho de 2013

A importância do ato de ler

                                                        
 

 

Nós, professores, temos que ser muito criativos para despertar em nossos alunos o gosto pela leitura  desenvolvendo assim a habilidade leitora e escritora. Temos que ser cuidadosos ao selecionar textos, pois, esses têm que ser de acordo com a faixa etária e de interesse pessoal como histórias em quadrinhos, humor, suspense, histórias de assombração e outros. Do contrário, não surtirá muito efeito e acabamos nos frustrando com aquela aula que preparamos e não obtivemos sucesso. Se a intenção for trabalhar a estrutura da narrativa, por exemplo, o ideal  é que seja um texto que desperte curiosidades.

Mas, nosso maior desafio é instigar os alunos quanto  ao gosto pela leitura fazendo com que  eles desenvolva a leitura autônoma. Se conseguirmos isso com certeza, eles não mais terão dificuldade alguma em ler, compreender,  interpretar, reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas, reconhecer em textos ficcionais elementos que indiquem o comportamento e as características principais das personagens, identificar problemas e criar soluções que possam ajudá-los a organizar projetos.

Com o implante das Salas de Leitura nas escolas estaduais ficou mais fácil para realizarmos  tarefas como essas; só que precisamos do apoio das famílias e união entre a equipe de professores de todas as disciplinas porque ao observar os alunos verificamos que a maioria deles não vem à escola com o intuito de aprender e sim fazer do ambiente um ponto de encontro entre colegas. 

 

Um comentário:

  1. Com certeza , Maria Zilda , muito pertinentes as colocações deste texto. Parabéns. Já caminhamos neste sentido, só nos falta conseguir "despertar" a mente de nossos alunos.

    ResponderExcluir