Nós,
professores, temos que ser muito criativos para despertar em nossos alunos o
gosto pela leitura desenvolvendo assim a
habilidade leitora e escritora. Temos que ser cuidadosos ao selecionar textos,
pois, esses têm que ser de acordo com a faixa etária e de interesse pessoal
como histórias em quadrinhos, humor, suspense, histórias de assombração e
outros. Do contrário, não surtirá muito efeito e acabamos nos frustrando com
aquela aula que preparamos e não obtivemos sucesso. Se a intenção for trabalhar
a estrutura da narrativa, por exemplo, o ideal
é que seja um texto que desperte curiosidades.
Mas,
nosso maior desafio é instigar os alunos quanto
ao gosto pela leitura fazendo com que
eles desenvolva a leitura autônoma. Se conseguirmos isso com certeza,
eles não mais terão dificuldade alguma em ler, compreender, interpretar, reconhecer o processo de
composição textual como um conjunto de ações interligadas, reconhecer em textos
ficcionais elementos que indiquem o comportamento e as características
principais das personagens, identificar problemas e criar soluções que possam
ajudá-los a organizar projetos.
Com
o implante das Salas de Leitura nas escolas estaduais ficou mais fácil para
realizarmos tarefas como essas; só que
precisamos do apoio das famílias e união entre a equipe de professores de todas
as disciplinas porque ao observar os alunos verificamos que a maioria deles não
vem à escola com o intuito de aprender e sim fazer do ambiente um ponto de
encontro entre colegas.
Com certeza , Maria Zilda , muito pertinentes as colocações deste texto. Parabéns. Já caminhamos neste sentido, só nos falta conseguir "despertar" a mente de nossos alunos.
ResponderExcluir